Um dia desses, na sala dos professores, ficamos eu e alguns colegas, conversando sobre pesquisas e um deles, muito aborrecido, comentou que nunca mais iria solicitar pesquisa a seus alunos. Atentos, ouvimos uma lista de justificativas bem pertinentes e uma delas, a que consideramos, a mais séria: o copiar e colar dos textos da Internet. Algo que já tínhamos comentado nesse blog: a ética virtual. Da discussão do assunto, pensamos em como poderíamos mudar isso, pensamos em alguns ajustes. Em que poderíamos ajudá-los a uma busca/pesquisa na Internet? Precisamos considerar que o aluno, muitas vezes, é “jogado” no mundo virtual, como “Daniel foi jogado na cova dos leões”(Livro de Daniel, capítulo 6). O aluno é sugado por ela, pois não sabe que pode dominá-la. E o Daniel? Hah ... Daniel que tinha fé, foi salvo, graças a Deus! E você, aluno, assim como Daniel, também sairá ileso da cova virtual. Terá fé, “fechará a boca dos leões” e sairá incólume.
Não é o máximo?
Acredito que as pesquisas devem ser feitas juntamente com o professor no laboratório da escola, imagino que deve ser meio louco, quase 40 alunos lá mas penso em algumas estratégias de divisão de grupos e assim realizar a pesquisa. Orientando o aluno e direcionando, fazendo uma visita antecipada ao site, formulando um roteiro e perguntas "chaves" o "recortar e colar" será instrutivo e a pesquisa "resumo" sairá.
ResponderExcluirConcordo com a Aline, mas temos que pensar também que nossos alunos dominam mais computador do que nós. Todas as vezes que fui ao laboratório,os alunos deram um show. Nem é tão louco assim.
ResponderExcluirQuanto às pesquisas, vou contar uma coisa que aconteceu com minhas turmas do Estado. Marquei com 3 turmas no Colégio Estadual Amapá um seminário sobre doenças causadas por microorganismos do Reino Protista e Monera... só fechei o tema. Falei que poderia fazer de tudo: Teoria impressa, cartazes à mão, power point, deixei os alunos super à vontade. Percebi que eu os subestimava, eles fizeram trabalhos maravilhosos, até a cópia e cola passou batido, pois tinham vídeos, animações, apresentações, tetro, distribuição de preservativo...FOI O MÁXIMO! Me arrependi de não ter filmado...
Só para demonstrar que nós achamos muitas vezes que nossos alunos não são capazes... e eles nos surpreendem!
Bjus
PS: Este blog está show!