. Não use o computador para prejudicar as pessoas.
. Não interfira no trabalho de outras pessoas.
. Não altere arquivos alheios.
. Não use o computador para roubar.
. Não use o computador para obter falsos testemunhos.
. Não use nem copie softwares pelos quais você não pagou.
. Não use os recursos de computadores alheios sem pedir permissão.
. Não se aproprie de ideias que não são suas.
. Pense nas consequências sociais causadas pelo que você escreve.
(fonte:http://www.gdv.com.br/etica/etica.htm)
É importante que nós - professores, equipe gestora, alunos, funcionários e responsáveis - pensemos em algumas regras que norteiem o nosso trabalho e a nossa convivência não só em nosso laboratório de Informática, mas também na nossa vida. Para isso, lançamos um desafio: envie-nos sugestões de regras que garantam uma convivência de respeito entre todos nós da comunidade escolar.
Um grande abraço,
Equipe mediadora do blog
Uma possibilidade de convivência harmoniosa, entre profs e alunos, no nosso espaço escolar penso ser a elaboração de regras, nesse espaço escola, para a utilização de material comum a todos, como salas de vídeo, computadores,datashow, câmeras etc...
ResponderExcluirSe nosso aluno percebe q os profs estão se respeitando, utilizando de modo responsável esses materiais, certamente se sentirá tb respeitado. Sendo assim, cabe a cada grupo refletir e elaborar, em conjunto,essas regras, q por terem sido produzidas pela comunidade escolar mais facilmente serão cumpridas... todos terão sua cota de participação e de responsabilidade e penso q isso garantirá como diz o mediador do blog, "uma convivência de respeito entre todos..."
Acho importantíssimas as regras, mas uma coisa me deixa apreensiva: Temos que construí-las coletivamente, para que elas não fiquem verticais. Não vou ser hipócrita, pois nós professores somos autoritários muitas vezes, mas esta postura deve ser evitada e devemos ficar o tempo todo analisando a nossa práxis.
ResponderExcluirQuanto às regras para o uso dos recursos, acho fundamental que os professores aprendam antes de usar os recursos, para que o uso não gere danos. As regras, também elaboradas coletivamente, são fundamentais para o bom funcionamento do processo Concordo com o que a Ana falou.
Bjus