segunda-feira, 22 de junho de 2009

Ainda ética ... por quê e para quê?

Pensamos que o grande desafio é conscientizar as crianças e adolescentes de que os abusos cometidos nos orkuts, chats, etc são cabíveis de punições, ainda que, esporadicamente, saibamos de algumas prisões e multas imputadas a jovens rackers que invadem contas particulares e empresariais. De outros crimes virtuais, entretanto, não se têm conhecimento de leis punitivas mais recorrentes. Talvez pela condição do anonimato, alguns internautas continuem a cometer esses crimes. É importante dizer que qualquer pessoa que se sinta ofendida por qualquer mensagem que denigra a sua imagem pode recorrer à Justiça e exigir uma retratação ou indenização. É preciso criar na escola e na família um espaço para discutir essas questões. Assim como temos regras saudáveis de convivência social, deveríamos também seguir algumas regras de etiqueta na Internet. Algumas já se encontram postadas em alguns sites:

. Não use o computador para prejudicar as pessoas.
. Não interfira no trabalho de outras pessoas.
. Não altere arquivos alheios.
. Não use o computador para roubar.
. Não use o computador para obter falsos testemunhos.
. Não use nem copie softwares pelos quais você não pagou.
. Não use os recursos de computadores alheios sem pedir permissão.
. Não se aproprie de ideias que não são suas.
. Pense nas consequências sociais causadas pelo que você escreve.

(fonte:
http://www.gdv.com.br/etica/etica.htm)

É importante que nós - professores, equipe gestora, alunos, funcionários e responsáveis - pensemos em algumas regras que norteiem o nosso trabalho e a nossa convivência não só em nosso laboratório de Informática, mas também na nossa vida. Para isso, lançamos um desafio: envie-nos sugestões de regras que garantam uma convivência de respeito entre todos nós da comunidade escolar.

Um grande abraço,

Equipe mediadora do blog

2 comentários:

  1. Uma possibilidade de convivência harmoniosa, entre profs e alunos, no nosso espaço escolar penso ser a elaboração de regras, nesse espaço escola, para a utilização de material comum a todos, como salas de vídeo, computadores,datashow, câmeras etc...
    Se nosso aluno percebe q os profs estão se respeitando, utilizando de modo responsável esses materiais, certamente se sentirá tb respeitado. Sendo assim, cabe a cada grupo refletir e elaborar, em conjunto,essas regras, q por terem sido produzidas pela comunidade escolar mais facilmente serão cumpridas... todos terão sua cota de participação e de responsabilidade e penso q isso garantirá como diz o mediador do blog, "uma convivência de respeito entre todos..."

    ResponderExcluir
  2. Acho importantíssimas as regras, mas uma coisa me deixa apreensiva: Temos que construí-las coletivamente, para que elas não fiquem verticais. Não vou ser hipócrita, pois nós professores somos autoritários muitas vezes, mas esta postura deve ser evitada e devemos ficar o tempo todo analisando a nossa práxis.
    Quanto às regras para o uso dos recursos, acho fundamental que os professores aprendam antes de usar os recursos, para que o uso não gere danos. As regras, também elaboradas coletivamente, são fundamentais para o bom funcionamento do processo Concordo com o que a Ana falou.
    Bjus

    ResponderExcluir