terça-feira, 23 de junho de 2009
Exterminador de livros!?
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Ainda ética ... por quê e para quê?
. Não use o computador para prejudicar as pessoas.
. Não interfira no trabalho de outras pessoas.
. Não altere arquivos alheios.
. Não use o computador para roubar.
. Não use o computador para obter falsos testemunhos.
. Não use nem copie softwares pelos quais você não pagou.
. Não use os recursos de computadores alheios sem pedir permissão.
. Não se aproprie de ideias que não são suas.
. Pense nas consequências sociais causadas pelo que você escreve.
(fonte:http://www.gdv.com.br/etica/etica.htm)
É importante que nós - professores, equipe gestora, alunos, funcionários e responsáveis - pensemos em algumas regras que norteiem o nosso trabalho e a nossa convivência não só em nosso laboratório de Informática, mas também na nossa vida. Para isso, lançamos um desafio: envie-nos sugestões de regras que garantam uma convivência de respeito entre todos nós da comunidade escolar.
Um grande abraço,
Equipe mediadora do blog
domingo, 21 de junho de 2009
Mea culpa ... (E a relação da ética com o conhecimento produzido por outros autores? )
Pesquisando na internet ...
Falando sério ...
Tenho me incomodando ultimamente com o uso que algumas pessoas fazem da Internet, sobretudo os jovens. O orkut também faz parte da minha vida e tenho vários alunos na minha imensa lista de amigos. Freqüentemente, tenho me aborrecido e talvez por isso eu e outros colegas professores tenhamos resolvido criar esse blog. Partilhamos das mesmas preocupações. Acreditamos, que por total ignorância, alguns jovens não percebem que o fato de ter uma tela de computador, separando-os do mundo virtual, não significa que estejam anônimos para sempre. Em algum momento, lá na frente, descobrimos a sua real identidade e ficamos, geralmente, decepcionados. Perfis que, geralmente, dão margem a interpretações negativas a seu respeito. Não se respeitam e nem a seus amigos. Ser afetivo, para alguns, é sinônimo de fraqueza. E então, nos deparamos com textos, e-mails, fotos ... ofensivos, que comprometem os remetentes e entristecem ou, até mesmo, indignam os destinatários. Tudo fora de controle! Precisamos ser éticos! No mundo real e no mundo virtual.
Trocando em miúdos: Viver virtualmente também é uma arte. Fazemos amigos e inimigos, de acordo com as nossas escolhas.
sábado, 20 de junho de 2009
Internet, o que é? Para que serve?
Não foi uma invenção fantástica? Podemos postar muito mais fatos interessantes sobre a invenção dessa engenhoca, mas deixaremos para que você pesquise um pouco mais na Internet.
Você sabe como pesquisar na Internet?
Se não sabe, temos algumas dicas, mas antes alguns cuidados:
1. Assegure-se que você tenha um computador(ou notebook) conectado a uma rede telefônica(discada ou banda larga) e todos os programas necessários para uma conexão eficiente;
2. Em caso de abrir uma conta de e-mail, muita atenção no seu login. Ele é particular, assim, nada de divulgá-lo por aí;
3.Muito importante: procure instalar um bom antivírus em seu computador. A Internet é porta de entrada para todos os tipos de vírus.
Continuando a conversa ...
Pensemos um pouco mais sobre a Internet. O que é? Para que serve?
São tantas as perguntas! Que tal, juntos, refletirmos sobre elas?
Então, vamos lá... ( estratégias para desenvolver competências e habilidades de pesquisa)
1.São vários os sites de buscas à sua disposição na Internet. Dentre os confiáveis, listamos: Google (http://www.google.com.br); Alta Vista (http://www.altavista.com) e Yahoo(http://www.yahoo.com.br). Há outros, mas, acreditamos, que esses, para uma pesquisa escolar, ofereçam uma variedade de documentos interessantes.
2. Defina o assunto a ser pesquisado, digitando uma palavra-chave ou um grupo de palavras relacionadas com o assunto em foco. Se você quiser, você poderá colocar essa(s) palavra(s) entre aspas duplas. Assim, a sua pesquisa ficará mais específica e os sites que serão relacionados conterão informações mais precisas, e não gerais. Se você fizer uma pesquisa sobre um fato da História do Brasil, é preciso definir esse fato, digitando palavras mais precisas, por exemplo, Brasil-Colônia e assim por diante.
3. Lembre-se que há um volume muito grande de informações à sua disposição, entretanto é necessário escolher e filtrar as informações que realmente correspondam à sua busca e que sejam adequadas ao seu nível escolar. Há muitos arquivos que são bastante específicos. Para uma boa pesquisa, aconselhamos visitar três a cinco fontes bibliográficas, analisando-as de acordo com a origem dessas informações. Páginas ligadas a museus, bibliotecas, fundações, etc são bem mais confiáveis do que páginas em blogs particulares. A partir da leitura desses arquivos, você poderá elaborar algumas palavras-chave e fazer a pesquisa desejada para o seu trabalho.
Não desanime, você é capaz! Vá em frente. Aguardamos o seu comentário em nosso blog.
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Para início de conversa...
Esse blog foi criado com o objetivo de tratar de algumas questões muito importantes. É um espaço de reflexão e conversa, e é nosso. Procuraremos discutir sobre alguns assuntos que preocupam o nosso universo escolar.